sexta-feira, 14 de agosto de 2009

carta #5

Querida S,

Hoje abri o jornal como faço diariamente e, por coincidência, justo nas páginas internacionais repletas de desgraças desse mundo – pestes, guerra, inundações e vendavais -, não conseguia parar de rir. Não que eu torça pelo apocalipse mas foi por causa das fortes cócegas internas.

Tem uma flor nascendo dentro de mim!

A culpa é dos suspiros! E acontece de uma forma mais comum do quê o que se imagina: há uns dias atrás eu estava na janela, mirando o horizonte e pensando em coisas amarelas com listas azuis que sempre me provocam uma certa nostalgia quando, repentinamente, num momento de suspiro, um fiapo de baobá trazido pelo vento da longínqua África entrou pela narina esquerda e nos dias seguintes meu olfato se resumia a cheiro dos bichos que se esfregaram no tronco daquela árvore. Não importava onde eu estivesse, se no dentista ou no restaurante, e lá vinha aquele cheiro de leão indolente, de elefantes amorosos e rinocerontes com coceira crônica.

Anteontem eu lia em profunda concentração a obra-prima de Paulo Coelho, “O Esotérico Raskolnikoff”, quando lhe imaginei andando nos astros distraída usando um vestido leve e branco com estampas coloridas e suspirei profundamente. Nessa hora uma abelha desgarrada foi tragada para dentro do meu corpo e lá deu voltas como um turista até instalar-se na densa flora estomacal, muito bem podada e - obviamente - florida, um lugar certamente apropriado para um inseto. Acho que ela trazia pólen em suas patas pois no dia seguinte senti que algo crescia no meu interior e fazia cócegas nas costelas, no pulmão, resultando em ataques de risos inconvenientes, seja na leitura das tragédias do jornal, seja nas desgraças dos programas policiais na TV.

Minhas suposições se confirmaram quando acordei hoje e ao lavar o rosto na pia do banheiro, tomei um susto imenso e quase cai de costas: a planta tinha gerado uma flor que saiu por minha boca, decidida a conhecer o mundo. O pior é que ela não para de crescer!

Você conhece algum remédio para isso?

Um comentário: